Reflorestamento


O conceito de restauração florestal encontra-se muito distante do de florestas plantadas com fins comerciais, por estar relacionado com a difícil tarefa de reconstruir gradualmente a floresta, buscando o restabelecimento da biodiversidade, das complexas relações ecológicas da comunidade, aquelas estabelecidas entre os diferentes tipos de organismos (animais, vegetais, fungos, bactérias, etc.) e o meio físico circundante (solo, água e ar) e sua sustentabilidade ao longo do tempo.

Cada vez mais os produtos de madeira oriunda de florestas certificadas substituem os de florestas nativas, vindo de encontro ao consumidor que quer adquirir um produto que seja resultado do manejo florestal responsável. Tão importante quanto à geração de empregos em si é a criação de postos de trabalho duradouros e não sazonais no regime de manejo florestal sustentável.

A produção florestal sustentável além de contribuir para a produção de bens e serviços está diretamente relacionada à queda do desmatamento das florestas nativas e a transformação de muitas fontes atuais de madeira nativa em unidades de conservação, produção de serviços ambientais, turismo e recreação. Por si só é um instrumento de controle e de desestímulo à produção e comércio de madeira ilegal.

A empresa AGROMIG também domina a técnica de plantios homogêneos e acredita que os potenciais impactos dependem da escala e das práticas operacionais adotadas e que estabelecer florestas é a atividade rural mais recomendada para potencializar os efeitos positivos e mitigar os efeitos negativos.